EPI’s mais utilizados na construção civil

EPS’S mais utilizados na construção civil

Capacete de Segurança – Usado para fornecer proteção para a cabeça contra impactos causados pela queda de objetos e materiais.

Protetor Auditivo Tipo Plug ou Concha – Muito usado para controlar a exposição ao ruído. O preferido pelos profissionais que atuam na betoneira é o tipo “concha”, pois dificulta a entrada de sujeira na audição.

Botinas de Segurança – Fornece segurança para os pés contra perfurações causadas por pregos e outros, proteção contra queda de objetos (bico de aço).

Máscara para Poeira – Proteção contra poeiras provenientes de corte de tijolos, cerâmicas, etc. Proteção contra o pó proveniente de madeira.

Máscara para Produtos Químicos – Usada por todos os atingidos pelo pó de cimento gerado na betoneira. Muito usada também para proteger contra os químicos na pintura.

Cinto de Segurança tipo Para-quedista – Indicado para proteção em trabalho em altura. Vale lembrar que trabalho em altura é todo trabalho acima de 2 metros de altura (NR 35.1.2)..

Luva de Raspa – Para proteção em trabalhos onde haja risco de corte ou para trabalhos com risco de lesão. Muito usado no carregamento de ferros e vergalhões.

Viseira de Proteção – Serve para proteção contra partículas em projeção. Muito usado em serras circulares, lixadeiras e policortes.

Óculos de Proteção – Serve para proteção contra partículas em projeção. Tem uma desvantagem perante a viseira.

Os lados dos óculos têm pequenos espaços que podem permitir a passagem das partículas.